GO

APRESENTAÇÃO

O Congresso Brasileiro de Heveicultura – CBH é um dos mais importantes Fórum Brasileiro de intercambio e atualização sobre diferentes assuntos ligados ao setor de borracha natural.

Em sua sétima edição, pretende apresentar, debater e encaminhar propostas e soluções para os principais desafios que afetam o setor.

O evento será aberto para toda a sociedade, em especial para os empresários rurais e industriais, produtores, pesquisadores, extensionistas, professores, consultores, prestadores de serviços, estudantes de graduação e pós-graduação, instituições/entidades públicas e privadas e demais agentes de desenvolvimento que atuam na cadeia agroindustrial da borracha natural.

 

Aguardamos vocês em novembro em Piracicaba-SP!

Heiko Rossmann-Eng. Agrônomo, Mestrado, Diretor da Lateks Comunicação, Presidente do VII CBH

 

JUSTIFICATIVA

A importância da borracha natural extraída da seringueira (Hevea brasiliensis) para o Brasil e o mundo se deve ao fato de não existir um sucedâneo imediato para este produto na fabricação de milhares de artefatos empregados em diversos setores, tais como: pneumáticos, engenharia naval, luvas cirúrgicas, preservativos, componentes eletrônicos, eletrodomésticos, calçados, mineração, siderurgia, entretenimento, sendo difícil encontrar um produto que não tenha borracha natural na sua composição ou na cadeia de produção. Além disso, a heveicultura é uma das atividades do agronegócio de grande importância social, pela geração de emprego de qualidade e de conforto climático, e ambiental pela elevada captura de carbono atmosférico, contribuindo para a redução do aquecimento global, e também por ser uma espécie florestal que promove alta proteção do solo e da água.

 

A produção mundial de borracha natural de cerca de 13,5 milhões de toneladas está próxima do consumo de 13,2 milhões de toneladas, sendo os dados da International Rubber Study Group (IRSG) aponta que 91% da produção se concentra na região Ásia/Pacífico.

 

No entanto, historicamente, a produção brasileira de borracha natural representa cerca de um terço da demanda nacional. Nos últimos anos, sob os efeitos da crise econômica mundial, que reflete na retração do consumo de bens e serviços, a produção representou 45% do consumo, ou seja, tem-se uma demanda de consumo latente no país.

 

O Brasil, centro de origem e de diversidade genética da seringueira, responde por apenas 1,4% da produção mundial (192 mil toneladas por ano). Desde a década de 1950, quando o país se tornou definitivamente um importador de borracha natural, o déficit do produto no mercado interno cresce a cada ano por falta de planejamento e de uma política pública proativa para estimular os investimentos em novos plantios.

 

De acordo com a LATEKS, a demanda brasileira por borracha natural deve alcançar 505 mil toneladas em 2024, com taxa de crescimento médio de 2,3% a.a. A produção, por sua vez, deve ser de 227 mil toneladas naquele ano, com crescimento médio de 2,4% a.a., resultando em um déficit de 278 mil toneladas, ou 128 mil hectares de seringueira em produção considerando a produtividade média atual.

 

Para suprir a demanda futura de borracha natural tem-se como principal fator impeditivo a limitação da expansão dos plantios de seringueira nos principais países produtores e exportadores de borracha natural. Por outro lado, o Brasil é o país com maior potencial para expansão da heveicultura e consequente oferta de borracha natural. Existem muitas áreas disponíveis e aptas para o cultivo da seringueira, sem a necessidade de desmatamento.

 

Desta forma, pretende-se realizar este evento com o objetivo de aprimorar, estimular e divulgar conhecimentos técnico-científicos e de produção e mercado, bem como promover o intercâmbio entre profissionais que trabalham nos diversos setores ligados ao tema, como produtores, empresários rurais, industriais e comerciais, pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, entre outros, na busca de soluções para os desafios existentes no agronegócio da borracha natural.

 

OBJETIVO

 

Geral

      - Promover o intercâmbio científico-tecnológico e de produção e mercado entre os diferentes segmentos e atores que compõe a cadeia produtiva da borracha natural.

 

Específico

      - Promover uma ampla discussão sobre a realidade e as perspectivas do setor de borracha natural no Brasil;

      - Difundir as experiências sobre os avanços tecnológicos e científicos e as novas oportunidades de negócio do setor;

      - Discutir as perspectivas de mercado nacional e mundial da borracha natural;

      - Debater estratégias para melhoria da competitividade econômica da atividade;

      - Estimular o negócio da borracha natural no Brasil e no estado de São Paulo;

      - Discutir e apresentar políticas públicas e privadas para o setor;

      - Ampliar o mercado de bens e serviços, ligado ao agronegócio da borracha natural.